20 outubro 2010

Realização de entrevistas

O inquérito por entrevista
“A entrevista é um método de recolha de informações que consiste em conversas orais, individuais ou de grupos, com várias pessoas seleccionadas cuidadosamente, cujo grau de pertinência, validade e fiabilidade é analisado na perspectiva dos objectivos da recolha de informações” (Ketele, 1999: 18).
O guião de entrevista é um instrumento para a recolha de informações na forma de texto que serve de base à realização de uma entrevista propriamente dita. O guião é constituído por um conjunto (ordenado ou não) de questões abertas (resposta livre), semi-abertas (parte da resposta fixa e outra livre) ou fechadas (resposta fixa). Deve incluir uma indicação da entidade e/ou pessoa, data, local e título. Um texto inicial apresenta a entrevista e os seus objectivos, devendo ser lido ao entrevistado. O guião ainda pode conter notações que auxiliam a condução da entrevista (tempo previsível de resposta, palavras-chave de resposta, questões para aprofundamento do tipo “pode dizer-me mais acerca deste assunto?”, etc.).
Antes da realização da entrevista, deve-se efectuar um pré-teste, podendo, eventualmente, ajustar o guião da entrevista. Depois de registada em papel ou em suporte magnético ou digital, a informação recolhida pela entrevista é tratada com vista à sua análise e à redacção das conclusões.
Etapas na elaboração do guião de entrevista
1. Descrição do perfil do entrevistado (nível etário, escolaridade, nível sociocultural);
2. Selecção da população e da amostra de indivíduos a entrevistar;
3. Definição do propósito da entrevista (tema, objectivos e dimensões);
4. Estabelecimento do meio de comunicação (oral, escrito, telefone, e-mail, …), do espaço (sala, jardim, …) e do momento (manhã, duração, …);
5. Discriminação dos itens ou características para o guião;
5.1. Elaborar perguntas dos itens, de acordo com o definido nos pontos anteriores;
5.2. Considerar as expectativas do entrevistador;
5.3. Considerar as possíveis expectativas dos leitores/ouvintes;
5.4. Formular perguntas abertas (O que pensa de...?) e fechadas (Gosta de...?);
5.5. Evitar influenciar as respostas;
5.6. Apontar alternativas para eventuais fugas à pergunta;
5.7. Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação, dentro de cada dimensão;
5.8. Adequar as perguntas ao entrevistado, seleccionando um vocabulário claro, acessível e rigoroso (sintaxe e semântica);
6. Produção do guião com boa apresentação gráfica;
6.1. Redigir o cabeçalho com identificação (instituição, proponentes, título, data)
6.2. Incluir uma apresentação sucinta da entrevista, incluindo os objectivos;
6.3. Alinhar as perguntas na vertical e com espaçamento ajustado;
6.4. Utilizar tipo de letra legível, parágrafo justificado, margens da página com 2 cm e, eventualmente, imagens à direita do texto;
7. Validação da entrevista pela análise e crítica de personalidades relevantes.
Procedimentos durante a entrevista
1. Início com explicação da entrevista;
1.1. Esclarecimento do que pretende o entrevistador e do objectivo da entrevista;
1.2. Assegurar a confidencialidade do entrevistado e das suas respostas;
1.3. Ressaltar a necessidade da colaboração do entrevistado, sem tolhimento de qualquer ordem;
2. Criação de um ambiente agradável para a realização da entrevista;
            2.1. Verificar que o espaço/local da entrevista favorece a descontracção do entrevistado (temperatura, luz, móveis, …);
2.2. Manter uma distância audível entre o entrevistado e o entrevistador (1 a 2 metros);
2.3. Em casos de entrevista a um grupo, pode ser vantajoso subdividi-los em pequenos grupos;
2.4. Verificar se existem condições de privacidade do entrevistado;
2.5. Permitir que o entrevistado mantenha o controle da entrevista;
3. Favorecimento das respostas pertencentes ao entrevistado
3.1. Mostrar compreensão e simpatia pelo entrevistado;
3.2. Usar um tom informal, de conversa, mais do que de entrevista formal;
3.3. Apresentar a questão oralmente e por escrito (combinar as duas linguagens!);
3.4. Começar com questões fáceis de responder (para pôr o entrevistado à vontade);
3.5. Pedir ao entrevistado para dizer em voz alta o que está a pensar, o que pensou em fazer, se está com alguma dificuldade na resposta, …;
3.6. Evitar influenciar as respostas pela entoação ou destaque oral de palavras;
3.7. Pedir exemplos de situações, de pessoas ou de objectos que o auxiliem a exprimir-se;
3.8. Apresentar uma questão de cada vez;
3.9. Entrevistador explicita aceitação pelas opiniões do entrevistado (entrevista diferente de exame);
4. Registo de tudo o que o entrevistado diz!
4.1. Previamente, verificar suportes de registos (papel, fita, pilhas, captação do som, …);
4.2. Antes de iniciar a entrevista, pedir autorização ao entrevistado para fazer a gravação;
4.3. Registar com as mesmas palavras do entrevistado, evitando resumi-las;
4.4. Anotar, se possível, gestos e expressões do entrevistado;
5. Gestão do tempo de conversação;
5.1. Demorar até 25 minutos (?);
5.2. Parar antes do tempo previsto se o ambiente se tornar demasiado constrangedor;
6. Término da entrevista como começou, num ambiente de cordialidade para que o entrevistador possa voltar (se necessário) e obter novos dados.
Análise dos dados recolhidos pela entrevista
1. Verificação dos requisitos dos dados fornecidos pelo entrevistado: validade – comparar os dados com uma fonte externa; relevância – importância em relação aos objectivos; especificidade e clareza – referência com objectividade a dados, datas, nomes, locais, percentagens, prazos, etc.; profundidade – relacionado com sentimentos e lembranças do entrevistado, sua intensidade e intimidade; extensão – amplitude da resposta (Marconi & Lakatos, 2002: 97);
2. Análise das respostas às questões fechadas através de medidas estatísticas;
2.1. Determinar as percentagens das opções de resposta em cada item;
2.2. Calcular a moda das variáveis qualitativas;
2.3. Calcular as medidas estatísticas (média, mediana, desvio padrão, desvios, …) das variáveis quantitativas;
3. Determinação de um conjunto de categorias (temas, tópicos, …) das respostas às questões abertas;
3.1. Elaborar uma grelha de registo das categorias apontadas em cada entrevistado;
Dimensões de análise
Entrevistados
Tema 1
Tema 2
Tema 3
Tema 4
Entrevistado 1
Entrevistado 2
          3.2. Descobrir padrões pela leitura dos dados da entrevista (comparação, ordenação, relação com características individuais - idade, sexo, …);
4. Elaboração do relatório;
          4.1. Explicitar a metodologia do inquérito, incluindo a selecção da população e da amostra e a justificação, elaboração e a validação do instrumento da recolha de dados;
4.2. Descrever a recolha e o tratamento dos dados;
4.3. Apresentar a análise dos dados (tabelas, gráficos, resultados estatísticos, semelhanças e diferenças nas respostas dos entrevistados, padrões de declarações e correspondência com características individuais), acrescentando (porque acontece, quando acontece, quando não acontece, …);
4.4. Explicitação das conclusões da entrevista (síntese, resultados, reflexões, implicações, sugestões, …);
5. Disponibilização dos materiais utilizados (anexos, bibliografia, dados(?), …).
Para saber mais
Foddy, William (1996 [1993]). Como Perguntar, teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
Fox, D. J. (1987). El processo de investigación en educación. Pamplona: Ediciones de la Universidad de Navarra.
Gall, M. D.; Borg, W. R. & Gall, J. P. (1996). Educational Research: an introduction. New York: Longman Publishers.
Ghiglione, Rodolphe & Matalon, Benjamin (1995 [1985]). O inquérito teoria e prática. (2ª ed.). Oeiras: Celta Editora.
http://www.cienciaviva.pt/rede/risco2004/entrevistas/#
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/MEM-TG1.htm
http://www.netprof.pt/servlet/getDocumento?TemaID=NPL070103&id_versao=11895
Ketele, Jean-Marie De & Roegiers, Xavier (1999). Metodologia da recolha de dados. Lisboa: Instituto Piaget.
Marconi, Marina A. & Lakatos, Eva M. (2002). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, eleboração, análise e interpretação de dados. (5ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

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